quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EXERCÍCIO DE REVISÃO- SUBSTANTIVO- 7º ANO

  EXERCÍCIO  - Resolver no caderno


Exercitando as classes de palavras


1. Complete o poema com os substantivos abaixo:
      lua  -  caixa  -  céu  -  vida  -  lápis  -  sonhos  -  flores  -  arco-íris  -  pôr-do-sol

            Caixa de lápis de cor

    Na minha__________de________de cor, guardo um__________. Muitas___________e um_______________. Se chove, vou colorir o________de azul, posso até desenhar uma______no dia, desenhar um poema no céu. Na minha caixa de lápis de cor guardo o segredo dos__________coloridos da minha_________.

2. Sublinhe os substantivos presentes no texto abaixo:

            A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos. Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais. E no meio de todas estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda. Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.

3. Dos substantivos abaixo, sublinhe os próprios circule os comuns:

América, animais, Amazônia, baleia, continente, Monteiro Lobato, Américo Vespúcio, água, mamífero, rio, Rio Pelotas, crianças, livros, MDCA.



Fonte:    http://eumaisportugues.blogspot.com.br/p/exercicios-de-gramatica.html?showComment=1361387943963

EXERCÍCIO DE REVISÃO - VERBOS- 8ºANO


ATIVIDADE


1) Preencha os espaços com os verbos dos parênteses, no presente do subjuntivo.
a) Talvez eu _______________ outras curiosidades sobre um dos maiores gênios de todos os tempos. (conseguir)
b) Tomara que todos _________________ o valor desse gênio do renascimento.  (reconhecer)
c) É necessário que __________________ toda a genialidade de Leonardo da Vinci. (compreender)

2. Identifique os tempos verbais do indicativo e do subjuntivo e as formas nominais em que estão os verbos destacados nestas anedotinhas do Bichinho da Maçã, de Ziraldo:

a) “O operário pegou o minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas”. Olhou para o caixa com a cara tão desconsolada que o caixa disse:
            - Espero que você não tenha medo de micróbios!
            - Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?”“

b) “      - Professora!
            - Que é, Joãozinho?
            - Eu quero dizer uma coisa muito importante.
            - Fala.
            - Estou com medo de assustar a senhora.
            - Pode falar.
            - É o papai.
            - O que tem ele?
            - Sei não. Ele disse que, se eu tirar zero este mês, alguém vai levar uma surra.”


3. Escreva os verbos dos parênteses no futuro do subjuntivo.

a) Quando __________________ mais sobre a época na renascença, ficaremos ainda mais encantados com a história. (ler)
b) Todos se encantarão quando ___________________ as obras de arte pintadas por Leonardo da Vinci. (conhecer)

Agora use o pretérito imperfeito do subjuntivo.

c) Se as pessoas _________________ a genialidade do inventor, a nossa vida hoje seria melhor. (aproveitar)
d) Ficaria feliz se os alunos _________________sobre outros inventores. (pesquisar)


 Fonte: http://eumaisportugues.blogspot.com.br